A cor e seus efeitos – Dicas de cores para os ambientes

A cor e seus efeitos – Dicas de cores para os ambientes

 

Hoje vamos falar um pouco sobre as cores e seus efeitos, as cores nos trazem sensações e aplicadas corretamente nos ambientes elas podem nos mostrar um pouco mais do que diz e traz cada espaço.

  1. Como as cores são usadas na arquitetura?

Não há regra. Há quem prefira o monocromático. Temos que ver que as cores evidenciam volumes, criam profundidades, integram com o meio externo, traz sentimentos e sensações e faz referência à natureza. Por isso, essa decisão depende de um estudo detalhado dos objetivos do projeto, o que o ambiente tem a dizer e trazer para o usuário.

  1. Há tons ideais para climas quentes ou frios?

Geralmente para cores mais claras vão bem em regiões quentes porque não retêm calor. Já as cores mais saturadas trazem acolhimento em locais mais frios.

  1. Como associar cores num mesmo ambiente?

Uma ideia é utilizar os sistemas de combinações harmônicas, contrastantes ou monocromáticas. As harmônicas são associações de matizes vizinhos no círculo cromático – vermelhos com laranjas e violetas, laranjas com amarelos e vermelhos ou ainda amarelos com laranjas e verdes. As contrastantes ficam opostas no círculo cromático e criam ambientes mais surpreendentes vermelhos com verdes, laranjas com azuis ou amarelos com violetas. Já as monocromáticas permitem unir tons sobre tons, mais claros e mais escuros, de uma mesma cor (degrade).

  1. As cores ampliam ou reduzem o espaço?

Em geral cada tipo de pintura proporciona uma forma de ampliação ou dedução de espaço, onde as claras parecem ampliar e as escuras aproximam e trazem aconchego, veja alguns exemplos abaixo:

1° imagem – O espaço dá a impressão de ficar maior quando tem o piso escuro, em oposição a paredes e tetos de cores claras;

2° imagem – Tons escuros em todas as superfícies compactam o ambiente, utilizado em áreas amplas fica denominado como acolhedor;

3° imagem – Ao combinar paredes escuras com o chão e o teto claro, as linhas horizontais são realçadas alongando o cômodo;

4° imagem – Área parece ser mais estreita, profunda e alta, quando se alinham ao piso, mais a parede do fundo e o teto de tons claros;

5° imagem – Ao pintar a parede do fundo em uma cor escura e manter as demais paredes, teto e piso em cores claras diminui-se a profundidade do ambiente;

6° imagem – Quando somente o teto é claro, produz-se o efeito de uma caverna, em que a luz chega pelo alto.

MODOS DE PINTAR

  1. Posso usar a mesma cor na casa toda?

Nesse caso, sugerimos utilizar tons claros como off-white, branco, palha, gelo acrescido de um pouquinho de outra cor, derivada do piso, mantenha tetos, rodapés e portas totalmente brancos, para um contraste suave.

  1. Tons fortes estão na moda?

É sempre um risco pintar paredes internas com cores intensas. Para não cansar, a dica é não tingir os tetos com a mesma tonalidade, deixe-os brancos, o que ainda aumenta o pé-direito.

  1. Fica bom colorir mais de uma parede?

Não há regras para o número de paredes a serem pintadas, o mais comum é usar um tom saturado em apenas uma por ambiente, pois o contraste atrai o olhar.

  1. É legal pintar um cômodo de cada cor?

Nesse caso, o melhor é eleger versões suaves – como diferentes tons pastel. Mesmo usando matizes saturados, o importante é que exista uma comunicação visual entre todos os espaços da casa.

  1. Como combinar piso, parede e rodapés?

Se o piso cerâmico for mesclado, por exemplo, a parede deverá ser neutra – branco, gelo, palha, para não haver excesso de informação visual. Se o piso for homogêneo, as cores podem ser as mais variadas, dentro da lógica de combinações cromáticas. Para o rodapé madeiras pintadas de branco, a uma altura de até 20 cm do chão, são as mais empregadas ou repita o material do próprio piso.

  1. Vale qualquer tonalidade no lavabo?

Esse ambiente ganha graça com cores intensas. Como verde, bege-dourado ou rosa-queimado. Para dar profundidade ao espaço, sugere usar variações do mesmo matiz: fundo claro e laterais escuras, por exemplo. Ousadia completa? Invista em listras verticais, que aumentam o pé-direito, ou horizontais, que ampliam visualmente a área. Também abuse de sua imaginação este pequeno espaço pode se transformar em um ambiente muito elegante.

A Regularizar & Reformar realiza o seu projeto de pintura. Entre em contato conosco para realizar um orçamento gratuito.

Fonte: https://blog.doutorresolve.com.br/2016/07/a-cor-e-seus-efeitos-dicas-de-cores-para-os-ambientes/